Como se tornar produtivo, sem se tomar “na luva de ouriço”

“Apenas pegue e faça!”,” Soltar tudo supérfluo!”,” Reunir!” – Lendo artigos sobre como se tornar mais produtivo, nós de vez em quando encontramos slogans tão motivacionais. O psicólogo clínico Nick Vygli tem certeza: há mais mal em

tais conselhos do que benefícios. Isso é o que ele oferece em troca.

Como, provavelmente, muitos, eu amo hacks da vida em relação à produtividade. Mas o que me confunde: todos os artigos que li sobre esse tópico dão recomendações difíceis em um militar: “Para ser produtivo todas as manhãs, você deve fazer isso e aquilo”, “As pessoas mais bem -sucedidas do mundo todos os dias fazem isso” , “Para fazer tudo dar certo, apenas desista de tudo o que não o leva ao sucesso”.

Mas não parece para você que tudo não é tão definitivo? E se todas essas pessoas bem -sucedidas tiverem sucesso contrárias às suas qualidades, que são tão valorizadas na sociedade, e não graças a elas? São esses postulados difíceis que eles pregam realmente os ajudam a permanecer produtivos? E mesmo assim, isso significa que esse caminho é adequado para todos os outros? não tenho certeza sobre isso. Trabalhando como psicólogo, observo regularmente os efeitos colaterais dessa abordagem, a principal da qual é a auto -crítica constante.

À primeira vista, pode parecer que um crítico interno difícil é útil no curto prazo, no entanto, quando “correndo a uma longa distância”, ele prejudica: por causa disso, sentimos ansiedade constante e podemos até cair em um estado de depressão. Sem mencionar o fato de que a auto -rolada é uma das principais razões para a procrastinação.

Mas quando aprendemos a notar as palavras do crítico interior no tempo e suavizar o tom dos monólogos internos, o humor melhora e a produtividade está crescendo. Você só precisa se tornar um pouco mais gentil consigo mesmo.

Como se tornar (e permanecer) produtivo, não mostrando rigidez excessiva em relação a si mesma? Aqui estão alguns princípios -chave.

1. Esclareça seus objetivos

Em nossa sociedade, é geralmente aceito que devemos sonhar com mais. Talvez seja assim, mas a modéstia também não vai doer. O objetivo grandioso excita, mas se não puder ser alcançado, a decepção não pode ser evitada. Freqüentemente, a estratégia ideal é ir a uma meta global em pequenas etapas, estabelecendo metas intermediárias e alcançando -as.

E, claro, é importante ser honesto com você. Os objetivos que você definiu para si mesmo – eles são realmente seus? Muitos de nós não podem resolver problemas com precisão porque não são importantes para nós. Passando muito tempo para alcançar os objetivos de outras pessoas, começamos a experimentar insatisfação e ansiedade. Mas quando os objetivos refletem nossos valores reais, finalmente dominamos a calma e a confiança.

2. Aderir a um regime individual

Especialistas em produtividade geralmente aconselham a aderir a uma certa rotina, mas e se não nos servir? Levante às cinco da manhã, um chuveiro de contraste, uma hora de trabalho em um projeto pessoal, antes de iniciar o trabalho principal … e se você é uma “coruja”?

Em vez de tentar se dominar, tente ouvir a si mesmo e revisar sua rotina diária. Talvez você precise começar e terminar o dia de trabalho um pouco mais tarde do que outros. Ou almoço mais, porque durante os intervalos as idéias mais destacadas vêm à sua mente. Parece que tudo isso, é isso, mas a longo prazo eles podem aumentar significativamente sua produtividade.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top